O uso dos recursos hídricos, sejam superficiais ou subterrâneos, são condicionados por vários estudos que atestam a incapacidade da atividade que está sendo exercida de poluir/contaminar/exaurir a água a montante e/ou jusante. É nesse contexto que entra o laudo hidrológico, que objetiva identificar a vazão de referência de um curso hídrico e assim poder direcionar o uso da água da forma mais adequada possível.
Independentemente do tamanho do corpo hídrico ou da intervenção que será feita é relevante realizar o laudo hidrológico, pois a partir desse estudo será apontado os índices para o uso racional desse recurso.
Diversas são as atividades que dependem desse estudo e que devem ser incluídas nas solicitações junto aos órgãos ambientais. Podem ser citadas nesse rol, as seguintes atividades:
- Planejar obras de drenagem;
- Identificar o potencial hidroelétrico de um corpo hídrico;
- Analisar a possibilidade de o corpo hídrico ser receptor de efluente tratado;
- Mapear os leitos fluviais e o período de retorno de inundações para o canal fluvial;
- Entre outros usos que envolvam a utilização dos corpos hídricos.
E onde é que ele será submetido? Órgãos como a Agência Nacional das Águas — ANA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis — IBAMA, Secretarias Estaduais e Municipais são algumas das entidades que podem solicitar o laudo hidrológico para dar prosseguimento aos processos.
O laudo hidrológico é mais do que um estudo, é um indicador importante do que o corpo hídrico pode suportar quando se fala em intervenção antrópica. Então é importante conhecer as características naturais da bacia hidrográfica, assim como os aspectos sociais. Dados sobre clima são extremamente importantes, pois o volume pluviométrico e as séries hidrológicas são produtos fundamentais para os pareceres finais.
Para a realização de um estudo como esse é muito importante que a equipe técnica seja diversa quanto às áreas de atuação, sendo que engenheiros civis e ambientais, além dos hidrólogos, são responsáveis direto pela parte técnica dos laudos.
Referências
https://www.masterambiental.com.br/consultoria-ambiental/licenciamento-e-estudos-ambientais/laudo-hidrologico-laudo-de-enchente/
https://www.troicaeng.com/single-post/Laudo-Tecnico-Hidrologico
https://inovateambiental.com.br/site/2022/02/25/laudo-hidrologico/
Nenhuma resposta ainda