Geografa em rio realizando procedimento de coleta de recurso hídrico para análise próxima à vegetação.
Coleta de amostra do rio para averiguar a qualidade do recurso hídrico | Fonte: Habitat Consultoria Ambiental

O uso dos recursos hídricos, sejam superficiais ou subterrâneos, são condicionados por vários estudos que atestam a incapacidade da atividade que está sendo exercida de poluir/contaminar/exaurir a água a montante e/ou jusante. É nesse contexto que entra o laudo hidrológico, que objetiva identificar a vazão de referência de um curso hídrico e assim poder direcionar o uso da água da forma mais adequada possível.

Independentemente do tamanho do corpo hídrico ou da intervenção que será feita é relevante realizar o laudo hidrológico, pois a partir desse estudo será apontado os índices para o uso racional desse recurso.

Vista superior de Área de Preservação Permanente, ao centro a nascente de rio com cano realizando a coleta de água para o consumo, ao redor dele se encontra a vegetação local.
Registro de rio na APP do empreendimento | Fonte: Habitat Consultoria Ambiental

Diversas são as atividades que dependem desse estudo e que devem ser incluídas nas solicitações junto aos órgãos ambientais. Podem ser citadas nesse rol, as seguintes atividades:

  • Planejar obras de drenagem;
  • Identificar o potencial hidroelétrico de um corpo hídrico;
  • Analisar a possibilidade de o corpo hídrico ser receptor de efluente tratado;
  • Mapear os leitos fluviais e o período de retorno de inundações para o canal fluvial;
  • Entre outros usos que envolvam a utilização dos corpos hídricos.

E onde é que ele será submetido? Órgãos como a Agência Nacional das Águas — ANA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis — IBAMA, Secretarias Estaduais e Municipais são algumas das entidades que podem solicitar o laudo hidrológico para dar prosseguimento aos processos.

Engenheiro Ambiental realizando coleta de recurso hídrico em área do córrego para análise de qualidade de água ao redor da vegetação local.
Coleta de amostra para análise laboratorial | Fonte: Habitat Consultoria Ambiental

O laudo hidrológico é mais do que um estudo, é um indicador importante do que o corpo hídrico pode suportar quando se fala em intervenção antrópica. Então é importante conhecer as características naturais da bacia hidrográfica, assim como os aspectos sociais. Dados sobre clima são extremamente importantes, pois o volume pluviométrico e as séries hidrológicas são produtos fundamentais para os pareceres finais.

Para a realização de um estudo como esse é muito importante que a equipe técnica seja diversa quanto às áreas de atuação, sendo que engenheiros civis e ambientais, além dos hidrólogos, são responsáveis direto pela parte técnica dos laudos.

Registro de vegetação local na Área de Preservação Permanente do empreendimento próximo ao córrego.
Registro da APP no empreendimento | Fonte: Habitat Consultoria Ambiental


Referências
https://www.masterambiental.com.br/consultoria-ambiental/licenciamento-e-estudos-ambientais/laudo-hidrologico-laudo-de-enchente/

https://www.troicaeng.com/single-post/Laudo-Tecnico-Hidrologico

https://inovateambiental.com.br/site/2022/02/25/laudo-hidrologico/

Nenhuma resposta ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Como podemos ajudá-lo ?
Olá
Como podemos ajudá-lo!
Pular para o conteúdo