Os gases do efeito estufa ou simplesmente GEE ‘s são substâncias gasosas naturalmente presentes na atmosfera, que absorvem parte da radiação emitida pelo sol e refletida pela superfície terrestre. Quando há o excesso desses gases, o calor fica retido na atmosfera terrestre, ocasionando graves problemas aos ecossistemas terrestres, com consequências severas ao homem.

Técnica de cabelo cacheado efetuando anotações em frente dela uma área para despeço de papelão guardados por uma grade.
Visita técnica para elaboração de PGRS | Fonte: Habitat Consultoria Ambiental


O inventário desses gases é uma importante ferramenta de controle, gestão, monitoramento e acompanhamento de empreendimentos. Ao conhecer os gases gerados e a sua quantidade é possível propor medidas eficazes contra o aquecimento global. Aliado a isso, o inventário de GEE ‘s está atrelado a conceitos que estão muito em voga atualmente, como ESG e Compensação Ambiental, beneficiando o produto produzido devido a sua imagem estar relacionada a ações de sustentabilidade.

Uma mulher e um homem sentados no meio da flora local conversando sobre o processo de licenciamento.
Visita técnica para elaboração de inventário florestal | Fonte: Habitat Consultoria Ambiental


Como se realiza o inventário? Similarmente a qualquer outro inventário, o de GEE ‘s necessita coletar dados sobre a emissão de gases em um determinado local, de modo que forneçam informações quali-quantitativas sobre essas emissões. Para que isso ocorra adequadamente é necessário seguir os parâmetros especificados pelos órgãos reguladores, no caso do Brasil as normas a serem seguidas são as ABNT NBR ISO 14064 e 14065.

Técnico fazendo anotação em um prancheta próximo de poço em uma empresa de esterilização.
Teste de bombeamento de recurso hídrico | Fonte: Habitat Consultoria Ambiental


O GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol) é o principal método para inventar os GEE ‘s no cenário internacional, adequado à realidade do Brasil pela Fundação Getúlio Vargas e seu centro de estudos em sustentabilidade. Vale ressaltar que alguns estados possuem regulações específicas sobre a temática, como o estado de São Paulo por meio da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Catalogar as fontes de emissão é uma etapa importante, pois todas as fontes emissoras de GE’s devem entrar na contagem, assim como todos os tipos de GEE’s produzidos.

Dois carros ao lado de uma casa em um campo aberto com grande vegetação.
Equipe técnica realizando visita técnica | Fonte: Habitat Consultoria Ambiental


No final os ganhos são para ambos os lados, serve para qualificar o produto ofertado, assim como é de grande valia para o controle ambiental e estipulação de metas que diminuiria os impactos do aquecimento global.

Referências
https://www.abntonline.com.br/sustentabilidade/GHG/O_que_%C3%A9_gee
https://blog.waycarbon.com/2016/07/inventario-de-gases-de-efeito-estufa/
https://ambscience.com/saiba-como-funciona-o-inventario-de-gases-de-efeito-estufa-gee/

Nenhuma resposta ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Como podemos ajudá-lo ?
Olá
Como podemos ajudá-lo!
Pular para o conteúdo